About




 

ENTENDA A FÓRMULA DE DISPUTA DA 26º EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE UNA E VEJA QUESTÕES QUE DEVEM SER ANALISADAS





A Liga Desportiva de Una, “ao que se sabe”, em parceria com a Coordenação de Esporte da Secretaria Municipal do Turismo, Cultura, Esporte & Lazer, resolveu inovar e apresentar aos clubes filiados, uma nova forma de disputa do campeonato amador desde ano de 2019. Para que você leitor entenda as grandes mudanças ocorridas nesta edição do Campeonato, teremos que explicar como funcionava a fórmula de disputa das edições anteriores.

O Campeonato de Futebol Amador possuía um sistema de disputa bem simples. Disputado sempre no primeiro semestre, oportunizava a participação de atletas de alto nível, alguns inclusive de fora da cidade, com experiência de participação no Campeonato Intermunicipal que ocorre sempre no segundo semestre. Cada time tinha direito de contratar seis jogadores de fora da cidade, para mesclar com jogadores locais. AA competição tinha duração de um mês e era disputado por oito times registrados na LDU ou convidados para o certame. A primeira fase era de grupos, cada um com quatro equipes, classificando os dois melhores de cada grupo para as finais (semifinal e final).

Esse ano, na proposta elaborada pela LDU em parceria com a Coordenação de Esporte da Prefeitura, e apresentada aos clubes filiados e convidados(FLAMENGO, URBIS, GUARANY, UNEC, JEC, ESCOLINHA BOLA CHEIA, NAPOLES, OITERENSE, PEDRAS, COMANDATUBA, CARIUA, LENÇOIS, VILA BRASIL, HERMELANDIA, SALOBRO, QUEIMADA GRANDE), ao invés de oito seriam dezesseis times, sendo a primeira fase uma disputa mata mata, com partidas de ida e volta,sobrando apenas oito times, que disputariam as fases de grupos e finais como no sistema antigo. Neste formato, o Campeonato teria a duração de seis messes, com premiação de R$4.000,00 (quatro mil reais) para o Campeão e R$2.000,00 (dois mil) para o vice-campeão.Vale dizer que essa proposta foi aprovada pela maioria dos times participantes.

VEJA A TABELA ABAIXO E CLICK EM CIMA DA IMAGEM PARA VER MELHOR


É preciso destacar que o Independente Futebol Clube participou das reuniões preliminares para definição do Regulamento do Campeonato,foi incluso na tabela da competição,porém optou por não participar pois não concordou com a proposta elaborada pela Liga Desportiva de Una. Resta saber se o Independente sofrerá alguma punição por parte da LDU por ter desistido do campeonato. Para assumir o lugar do Independente foi convidado o clube Hermelândia, time que fica na divisa da cidade de Canavieiras e Santa Luzia.

PONTO IMPORTANTE QUE A LIGA DESPORTIVA DE UNA DEVE ESCLARECER AOS CLUBES PARTICIPANTES.

Todos nós sabemos que nossa cidade está escassa de jovens jogadores, trabalho de base, poucas são as iniciativas voltadas para formação atletas. Um problema que deve ser objeto de preocupação por parte das autoridades de nossa cidade. Se faz necessário o fomento de Campeonatos de base e apoio as escolinhas de futebol de Una. Sabendo dessa falta de jovens jogadores em nossa cidade, ficou acordado nas reuniões preliminares do Campeonato, entre a LDU e Clubes participantes, que nesta edição cada Clube poderia contratar oito jogadores de fora da cidade.É aqui que existe o problema! Infelizmente a Liga ainda não esclareceu aos times participantes como seria o controle dos atletas de foraque serão escrito pelos clubes, pois na ficha de inscrição dos atletasnão consta a opção de preenchimento do titulo, e nem no regulamento é cobrado axerox do título para ser anexado à ficha inscrição. A Liga deve uma explicação aos clubes de como vai ser realizado esse controle dos jogadores de fora, principalmente dos times que ficam distantes da cidade de Una. A grande pergunta que surge diante desse cenário é:


Por que a LDUnão reuniu os clubes para informar como resolveria a questão da desistência do Independente e qual time iria substituí-lo?

A LDU tem o total direito de resposta sobre os questionamentos feito nesta matéria, caso queiram retificar o assunto em questão, é só entrar em contato no nosso e-mail amantedofutebol85@gmail.com, que publicaremos a nota de resposta aos leitores do blog Potal Bola na Rede.

Nenhum comentário

Imagens de tema por adamkaz. Tecnologia do Blogger.